
Meu filho não aprende, muitos pais conclui com essa frase diante de uma dificuldade que seu filho enfrenta na fase escolar.
Desde crianças pequenas aos maiores os pais sentem-se impotentes e sem direção a respeito das dificuldades que encontram no caminho. Mas saibam que existem muitas maneiras de você ajudar seu filho durante a dificuldade de aprender.
Primeiramente devemos ter claro que para aprender existe um processo e etapas a serem percorridas, portanto é algo construído e não obtido de forma rápida.
Outro ponto importante a ressaltar é o tempo que cada um aprende, pois, a velocidade desse processo ocorre de forma diversa para cada um.
Assim como processo e tempo, aprender também designa uma característica e obtenção única para cada indivíduo. A forma que aprendemos se difere do outro e assim sucessivamente porque cada um aprende de uma forma.
Agora imagina seu filho vivendo a aprendizagem com tantos outros desafios no dia a dia.
Já temos o primeiro ponto, que é entender o que engloba aprender.
Agora vamos analisar essa aprendizagem acontecendo simultaneamente com a vida atual.
(A vida escolar sempre foi cheia de desafios, agora imagine o que vem acontecendo durante a pandemia)
Sim! Está sendo muito mais desafiador pra quem lida com a educação nos dias atuais. Porque o que está acontecendo internamente não pode ser deixado de lado. Nunca vivemos uma vida com tantas privações de atividades simples, de abraçar os amigos, de encontrar com todos na escola. Isso acarretou também numa recusa escolar. Além da evasão é claro!
Muitas crianças sem querer aparecer nas aulas por tela, presencialmente, ou que não puderam por decisão familiar. Mas que estão, sim, privadas de se relacionar.
E como é algo completamente novo, ainda não aprendemos a viver assim.
Dentro do nosso tema: MEU FILHO NÃO APRENDE! Essa realidade nos esclarece muito e também permite uma reflexão empática.
Por que meu filho não aprende?
Leve em conta fatores externos (família, escola, relacionamentos, amizades) e fatores internos (como está a cabeça do seu filho nesse momento, quais são os medos, o que ele pensa? Como pode dialogar com as dificuldades e com você) Esteja aberto e seja o canal de comunicação com seu filho. Esse é o primeiro ponto que pode extrair alguma informação.
Outro meio é a observação, observe seu filho inserido nessa realidade educacional. Como ele desempenha as tarefas, atividades, como tem se relacionado com professores e amigos, como tem sido sua relação com aprendizagem, suas queixas e conquistas.
Hoje existem muitos profissionais que atuam com essas dificuldades de aprendizagem, são os psicopedagogos. São especialistas e tem total conhecimento para avaliar, intervir e prevenir essas dificuldades.
Não deve ser confundido com um professor de reforço ou algo assim, porque não tem relação e não desempenham funções escolares. O psicopedagogo atende individualmente caso haja alguma queixa, mas também, atende a escola. Porque um dos meios de prevenção da dificuldade é ter um psicopedagogo dentro da escola, pois assim ele já pode realizar intervenções se necessário e também prevenir antes que a dificuldade tome proporções maiores. Infelizmente no Brasil, a minoria das escolas entende a importância do psicopedagogo na escola.
Iremos dialogar sobre esse tema: MEU FILHO NÃO APRENDE! Fizemos uma introdução e falaremos mais adiante de forma profunda.
Aqui no Blog temas outros temas que podem te ajudar na lida escolar com seu filho. Temas relevantes e reflexivos

Psicopedagoga Bilíngue