Por Mayana Pereira / 23 de Janeiro de 2021

Uma vez uma amiga falou o seguinte: “para todas áreas do conhecimento existe uma escuta, respeito ao profissional e quando há uma discussão sobre o tema, é debatido com fundamentação teórica e argumentos próprios de cada área do conhecimento seja ela médica, um advogado ou um tecnólogo. Mas para falar de educação todo mundo quer falar um pouco. É um campo no qual todos querem opinar, definir e acham que “sabem um pouco”.
Pois é, e mesmo em meio a crise pandêmica, muitos discutem educação, partindo de pontos de vistas que estão atrelados a cada realidade.
Mas hoje, aqui, vamos falar de educação por Educação.
Desde quando o sistema educacional surgiu, muitas melhorias foram sendo feitas a respeito do que um indivíduo precisa para se desenvolver e como a educação contribui para esses aspectos.
A escola partiu de uma lugar onde as crianças eram cuidadas com saúde, alimentação e saneamento, para outro no qual o indivíduo é estimulado, com habilidades desenvolvidas para cada faixa etária, desde mexer com massinha, desenvolver habilidades motoras, pintar, mexer na tinta com as mãos até receber e ser preparado (ou não) para o vestibular e toda sua complexidade. Importante ressaltar que nesse texto existem algumas aspas, parênteses que devem ser encarados como reflexão.
A escola abarca uma série de obrigações, diretrizes e leis que norteiam essa caminhada a fim de que todos tenham acesso. (Não estou falando da qualidade). Então o que se espera é que de forma igualitária todos recebam o básico. Ainda que os sistemas no qual o Ensino ocorre modifica em qualidade e quantidade. Mas falemos do básico, ainda que não seja igualitário e justo.
O ensino por si só é complexo, ensinar e aprender estão relacionados a todo momento e determina como tudo acontece internamente.
O papel da escola depende de onde ela está inserida, a realidade, os recursos, os temas sociais nos quais ela se encontra e assim cada escola tem o seu tema central e os alunos desenham a necessidade de cada escola. Mas uma das características em comum é a aprendizagem, não importa o meio inserido, pois ela acontece desde o momento que fomos gerados e durante toda a vida.
Para entender a aprendizagem existe um profissional especialista e dedicado que acomoda e atende de forma única e individual todo indivíduo. E esse profissional é o psicopedagogo.

Psicopedagoga Bilíngue