
Esse é um termo que gera muito medo e insegurança nos pais. A escola por sua vez, também se preocupa com esse período pois não sabe como será essa fase de acolhimento.
Você, [família], exerce o papel fundamental nesse processo. Hoje quero compartilhar informações valiosas sobre esse processo.
A adaptação escolar acontece em etapas e cada criança terá seu tempo para adaptar-se ao professor, à escola e à nova rotina. Mas vamos voltar o nosso olhar para o que antecede esse processo?
1- A escolha da escola deve estar coordenada com as suas expectativas sobre esse momento. Como a escola lida, como ela faz a adaptação e como ela acolhe? Ela deixa os pais entrarem na escola? A criança faz uma adaptação progressiva ou repentina?
2- A família tem tido diálogos, que transmitem confiança, com a criança?
Muitas adaptações deixam marcas negativas por conta de uma tratativa errônea. Não dialogar, não comunicar, impede que o outro não entenda ou saiba o que está acontecendo.
O que fazer para dar certo?
1- Mantenha um diálogo bem aberto com a escola, tirando todas as suas dúvidas.
A escola vai esclarecer todas as suas dúvidas minimizando insegurança e criando um ambiente seguro e de confiança.
2- Converse com a sua criança de forma tranquila, sem descargas negativas. Você é o principal transmissor de que aquela experiência deve ser legal e prazerosa.
Trate com a verdade, dizendo que é um ambiente de brincadeiras, de ensino e que se não for legal, voltarão a conversar.
Tem uma sequência de publicações sobre esse assunto no meu Instagram:
https://instagram.com/idiomasdoaprender?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Chegou o grande dia, ida à escola, com despedida e choro. Tem como evitar? Meu filho vai chorar sempre?
Calma, a hora de despedir-se será difícil, por isso a adaptação precisa ser progressiva (em frequência e em tempo). A criança passa a integrar a nova rotina gradualmente (1h em um dia, 2 horas no dia seguinte e assim por diante). Desta forma a criança vai entendendo calmamente a nova rotina, os novos amigos e o novo espaço.
Quando acontece de forma repentina a criança fica insegura pois não acomodou as novas informações de forma progressiva, gerando inseguranças futuras.
O tempo de adaptação é bem diferente para cada criança, pois cada uma vem de uma realidade diferente e sente de forma diferente. Logo o enfrentamento e resultado, serão diferentes.
Na minha trajetória, vivenciei diferentes resultados e posso afirmar com TODA certeza que:
O meio familiar e a personalidade influenciam demais!
Crianças que entram tranquilamente, aquelas que demoram muito tempo para se adaptar e outras que começam a chorar depois de semanas na escola.
Então não tem certo ou errado. O certo é estarmos preparados para acolher cada família, cada criança e sanar todas as dúvidas, a fim de minimizar todo e qualquer problema.
A informação é libertadora, use-a a seu favor.
Mas e os adolescentes? adultos? crianças mais velhas? Não tem adaptação?
TEM SIM!!!
A escola sempre despertará o novo, pois a cada ano, tem novidades no entorno, que gera expectativa e mudança no dia a dia do aluno.
Um novo professor, novos desafios curriculares, uma grande prova, um intercâmbio, uma nova matéria, novos professores. Tudo que é novo precisa de um tempo para ser assilidado e acomodado.
A vida é muito dinâmica e esse dinamismo no ambiente escolar, sempre despertará curiosidades, medos, inseguranças, dúvidas.
Gostou desse texto?
Compartilhe nos grupos e espalhe a informação para que mais pessoas sejam beneficiadas.
Escrito por
Mayana Pereira
Pedagoga e Psicopedagoga Bilíngue.
Experiência com mais de 12 anos na Educação.
Atendimento Clínico, bilíngue e em Inglês.
Aconselhamento Parental, Consultora Institucional.
